Fundação 22 de Dezembro de 1979
Estádio: Lomanto Júnior (Lomantão) - 15000 -
Uniforme: Camisa com listras verticais vermelhas e verdes, calção branco e meias vermelhas
Com a extinção do Humaitá profissional, de triste passagem pelo futebol baiano nos anos 70, surgiu em 1979 um movimento na cidade esportiva liderado pelo empresário Nelival Pereira Sá, para a volta do profissionalismo em Vitória da Conquista, quando foi fundado o Serrano Sport Club para representar a cidade no Campeonato Baiano da I Divisão.
Apesar de não ter ganhado um título de expressão na sua trajetória futebolística, o Serrano que tinha as cores rubro-verdes deu muitas alegrias à sua torcida, com retumbantes vitórias nas competições oficiais promovidas pela Federação Baiana de Futebol - FBF.
O Serrano ao nascer foi logo se identificando com a cidade esportiva e era conhecido no Brasil esportivo, chegando inclusive a participar do Brasileirão da III Divisão, promoção da Confederação Brasileira de Futebol - CBF - e também em dezenas de testes da Loteria Esportiva.
Além dos jogos oficiais, o rubro-verde conquistense promoveu grandes amistosos interestaduais que sacudiram a torcida local, a exemplo do amistoso contra o Flamengo do Rio de Janeiro, em agosto de 1989.
Atualmente sua posição no ranking da CBF e a de: 162
|